21.4 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 23 janeiro, 2022

Salvador tem apenas 3 leitos infantis de UTI disponíveis para tratamento da Covid-19

spot_img
spot_img

Apenas três leitos infantis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis nesta sexta-feira (7), em Salvador, para tratamento da Covid-19. No caso dos leitos de enfermaria, somente dois estão disponíveis.

De acordo com os dados da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), ao todo, a ocupação de enfermaria pediátrica é de 93%: dos 30 leitos disponíveis, 28 estão ocupados.

Com relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 85% estão com pacientes hospitalizados: dos 20 leitos implantados, 17 estão ocupados.

Apenas dois hospitais oferecem leitos para crianças em Salvador atualmente: o Martagão Gesteira – maior unidade pediátrica do Norte e Nordeste –, e o Instituto Couto Maia – que é a maior referência em doenças infectocontagiosas do país.

No Martagão, 100% dos leitos de enfermaria estão ocupados, enquanto 80% da UTI pediátrica também está cheia. Já no Couto Maia, a ocupação dos leitos de enfermaria está em 80%, enquanto os de UTI para crianças está em 90%.

O prefeito Bruno Reis (DEM) informou, na última quinta-feira (6), que está tentando contratar novos leitos de UTI para crianças. “O secretário Leo Prates tem reunião com o Martagão para articular essa operação. Já determinei a ampliação dos leitos pediátricos no Martagão. Tínhamos 20 vamos pra 30. Três já entram em funcionamento semana que vem. Os outros 7 estamos trabalhando para termos pelo menos mais cinco leitos no Martagão”, disse.

Sociedade OnLine

spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta