26.3 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 17 outubro, 2021

Covid: por que América Latina concentra maior número de vítimas no mundo?

spot_img
spot_img

No clássico livro “As Veias Abertas da América Latina”, o uruguaio Eduardo Galeano escreve que “a primeira condição para mudar a realidade consiste em conhecê-la”.

E a realidade da pandemia nessa mesma América Latina não podia estar pior: a região que concentra 8% da população mundial responde por quase um quarto de todas as mortes por Covid-19 registradas até agora.

Dos 30 países com o maior número de novos casos diários confirmados por milhão de habitantes, 14 deles estão nesse pedaço do planeta: UruguaiColômbiaArgentina e Suriname apresentam os piores índices de momento.

A situação se repete quando analisamos a média relativa de novas mortes nos últimos sete dias: das 30 nações com os números mais graves, 14 estão localizadas na América Latina ou no Caribe.

O cenário é dos mais desoladores no Paraguai, no Peru, na Colômbia e na Argentina.

E, no meio desse caos, o Brasil se destaca: prestes a se tornar o segundo local do mundo a ultrapassar as 500 mil mortes provocadas pelo coronavírus, especialistas apontam que o país influencia direta e indiretamente o agravamento da situação nas nações vizinhas.

G1

Foto: Getty via BBC

spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta