19.1 C
Santo Antônio de Jesus
quarta-feira, 23 junho, 2021

Operação da PF contra desvios de recursos públicos cumpre mandados na Bahia

Uma operação da Polícia Federal cumpre mandados na Bahia e em outros três estados, além do Distrito Federal, nesta terça-feira (25). Batizada de Operação Jumper, a ação ocorre nas cidades baianas de Salvador e Serrinha, além dos municipios de Cruzeiro do Sul (AC) e Rio Branco (AC), Manaus (AM), Brasília (DF), Pindamonhangaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Segundo a PF, o objetivo é desarticular supostas organizações criminosas que, de forma estruturada, praticavam os crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, dentre outros; além de coletar novos elementos de provas para as investigações.

A ação apura supostos desvios de recursos públicos no âmbito de dois termos de colaboração firmados pela Prefeitura de Cruzeiro do Sul com a Fundação Cultural e de Comunicação Valença – FCCV, envolvendo o repasse de aproximadamente R$ 25 milhões. Segundo a investigação, os desvios eram dissimulados por meio de notas fiscais fraudulentas, emitidas por empresas indicadas por agentes políticos e integrantes do esquema criminoso. Nos últimos anos, em outros Estados da Federação, a FCCV recebeu cerca de R$ 90 milhões.

Ainda segundo a PF, o nome da operação – “saltador”, em inglês – se deve ao fato de que a organização investigada “salta” de município para município, e de estado para estado, na tentativa de cooptar agentes políticos e servidores.

Metro1

Foto: Divulgação

spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta