23.5 C
Santo Antônio de Jesus
sexta-feira, 30 julho, 2021

Mais de 28 mil estudantes serão afetados com redução nos auxílios da Ufba

Mais de 28 mil alunos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) serão diretamente afetados pela redução do orçamento destinado à instituição. Esse é o número de alunos que recebe auxílio da universidade de alguma forma, seja por transporte, residência, creche, restaurante universitário ou recursos financeiros.

O estudante de arquitetura Yuri Oliveira, que mora na residência da universidade, conta que já percebe o sucateamento dos serviços desde o início do ano. “Pra gente da residência tem sido bastante terrível, com perda até de manutenção. A residência 5, apesar de ser nova, está se deteriorando”.

Mas o principal para Yuri é que os alunos não podem perder a bolsa. “Muitos estudantes dependem desse dinheiro para poder se alimentar. Eles estão sendo desassistidos por esse governo no momento que não recebem esse recurso”, afirma. Segundo a pró-reitora de Ações Afirmativas da universidade, Cassia Bastos, pode haver atraso no repasse das bolsas já a partir do próximo mês.

Aluna de direito, Isabel Reis diz que se nada for feito para aliviar os cortes, terá que trancar o curso. “O que me manteve na universidade até hoje foram esses auxílios. Se nada for feito para aliviar isso, terei que deixar meus 3 anos e meio de curso trancados”, conta. Segundo ela, quem mais sofre com a redução do repasse são os alunos bolsistas. “Esses sofrem os impactos em dobro. Tanto academicamente, como financeiramente”.

Metro1

Foto: Arquivo/Divulgação

spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta