18.7 C
Santo Antônio de Jesus
domingo, 20 junho, 2021

Autorizada a contratação de 1.659 profissionais para atendimento a emergências

Portaria conjunta entre os ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da Economia autoriza o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a contratar 1.659 profissionais temporários para integrar brigadas de atendimento a emergências ambientais.

A portaria define que as contratações poderão ser feitas a partir de maio, com prazo de seis meses. Os brigadistas serão distribuídos entre brigadas regulares, brigadas especializadas e também para funções de gerência. As ações dizem respeito aos atendimentos emergenciais nas ocorrências de incêndios florestais, que se intensificam nesta época do ano devido à seca.

Na Brigada Normal, serão 912 brigadistas, 160 chefes de esquadrão e 71 chefes de brigada. Na Brigada Especializada, serão 393 brigadistas, 53 chefes de esquadrão e 25 chefes de brigada, além de 40 gerentes estaduais e cinco federais.

Prevenção a incêndios florestais

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também vem seguindo programa com medidas para a prevenção e o combate a incêndios em todo o país, estruturando a Brigada Pronto Emprego; promovendo treinamentos; aquisição de veículos; e mobilizando queimas controladas em parques nacionais nos meses de abril e maio deste ano, como as feitas no início deste mês no Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA), na Estação Ecológica da Serra Geral do Tocantins (TO), no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e na Estação Ecológica Serra das Araras (MT).

O ICMBio já lançou 17 editais para contratação de brigadistas que atuarão no combate a incêndios em parques nacionais e outros tipos de unidades de conservação federais por todo o Brasil. Nos editais estão previstas mais de 550 vagas para os cargos de brigadistas e chefes de esquadrão, das quais 448 já estão abertas para inscrições.

Gov. br

Foto: MMA

spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta