26.4 C
Santo Antônio de Jesus
segunda-feira, 17 maio, 2021

Com estiagem, Jequié, Gavião e Novo Horizonte têm decretos reconhecidos

spot_img
spot_img

Os municípios de Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano; Gavião, na Bacia do Jacuípe; e Novo Horizonte, na Chapada Diamantina, tiveram decretos de emergência reconhecidos pelo estado. A medida, publicada nesta terça-feira (27) pelo governo do Estado, vigora por 180 dias, contados a partir da homologação dos decretos pelas prefeituras.

Em Jequié vale a partir de 12 de abril, em Gavião, desde 31 de março, e em Novo Horizonte, desde 20 de abril.  No decreto inicial, a prefeitura de Jequié justificou a medida ao constatar a insuficiência das chuvas para sustentar a produção da zona rural.

A prefeitura de Gavião informou que o volume de água disponível é “exíguo” nos reservatórios domiciliares e comunitários e que o fato tem provocado até a saída de moradores do município, além de prejuízos para a economia local. No caso de Novo Horizonte,  não houve informações disponíveis. 

Nos casos de reconhecimento de situações de emergências, as prefeituras podem contratar obras e serviços sem necessidade de licitação.

No entanto, as aquisições precisam ser direcionadas à minimização dos problemas apontados no decreto e dentro do período estabelecido [nos três casos relatados, 180 dias]. Para serviços, os gastos podem ser de até R$ 17,6 mil e para obras, R$ 33 mil.

Bahia Notícias

Jequié / Foto: Reprodução / Youtube Mais Você
spot_img
spot_img

Leia Também

spot_img

Leia Mais

spot_img

Deixe uma resposta